• Mário Antonio Marques Fascio

Rússia Bloqueia O Facebook No País Por ‘Agir Contra A Mídia’


Governo diz que visa proteger a imprensa estatal

Governo diz que visa proteger a imprensa estatal

A Rússia decidiu nesta sexta-feira (4), bloquear o acesso à rede do Facebook, de propriedade da Meta Plataformas, em todo o país. Em comunicado, o serviço de comunicações russo diz que desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos de informação pelo Facebook foram registrados.

– Nos últimos dias, a rede social restringiu o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru – afirmou o Kremlin em nota.

De acordo com o regulador estatal, o Roskomnadzor, as restrições são proibidas por lei, que foi adotada para “evitar violações do livre fluxo de informações e do acesso irrestrito dos usuários russos à mídia russa em plataformas estrangeiras de internet”.

Na madrugada desta sexta-feira (4) – noite de quinta-feira no Brasil – as páginas da internet do Facebook e de mídias independentes já haviam ficado parcialmente inacessíveis. O serviço de vigilância GlobalCheck identificou problemas para acessar o site do Facebook, o meio de comunicação independente local Meduza, as estações Deutsche Welle e Radio Free Europe/Radio Liberty, e o serviço de língua russa da BBC.


Nick Clegg, chefe da Meta para assuntos globais, vê implicações no acesso de cidadãos do país a informações confiáveis, após a decisão do governo russo.

– Em breve, milhões de russos comuns se verão isolados de informações confiáveis, privados de suas formas cotidianas de se conectar com familiares e amigos e silenciados de falar. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para restaurar nossos serviços para que permaneçam disponíveis para as pessoas se expressarem com segurança e se organizarem para a ação – disse Clegg nas redes sociais.

Fonte: Rússia bloqueia o Facebook no país por ‘agir contra a mídia’ - ContraFatos

4 visualizações0 comentário