• Mário Antonio Marques Fascio

Por que devo congregar



Deus disse que não era bom para o homem viver só, seja matrimonialmente ou em congregação, em meio a um povo que comunga dos mesmos ideias que os seus. Isso não significa que devemos virar as costas aos que pensam diferente de nós, pelo contrário, devemos amá-los como o Pai nos ama. Somos tão imperfeitos quanto todos os outros que professam ou não a nossa fé, o que pode ou não nos diferenciar é a intimidade, o quão próximos somos de Jesus Cristo.


Por que devo congregar com meus irmãos?


Congregar é participar de algo em comum com determinadas pessoas, é o mesmo que comunhão, que no grego é conhecido por koinonia, que significa participação, companheirismo, conceitos semelhantes.


Tão importante quanto ouvir a palavra de Deus é congregar, estar junto e fazer parte do corpo de Cristo efetivamente. Devemos congregar por ser um mandamento bíblico, mas acima disso, por entendermos que não podemos ser o que fomos chamados a ser se estivermos sós.


A comunhão com os irmãos


A comunhão com os irmãos de fé é a resposta para a pergunta “por que devo congregar”! Amemo-nos uns ao outros como Cristo nos amou (João 13:34).


Quanto mais próximos estivermos daqueles que estão próximos do céu, estaremos também mais perto de chegar ao lugar santo, ao trono do Senhor dos exércitos.


Enriquecimento acerca das coisas celestiais


Cada vez que estamos em comunhão, cada minuto que passamos estudando a palavra, cada momento em que estamos congregando, nos enriquecemos quanto as coisas que vem do céu. Seja no culto de domingo à noite, na escola bíblica dominical, nas reuniões de meio de semana ou até mesmo em casa num culto familiar. Congregar está acima de cultuar ao Altíssimo dentro de um templo físico apenas. Congregamos no dia a dia quando vamos ao trabalho, quando estamos no mercado fazendo nossas compras, ou simplesmente quando encontramos um amigo em Cristo e falamos sobre a vida.


Cada vez que me aproximo da comunhão, mais perto estou do amor, pois Deus é amor, e quem ama conhece a Deus. Congregar é amar, amar as imperfeições e os defeitos, sobretudo, compreender que juntos podemos chegar mais longe.


Por que devo congregar: Conhecer e prosseguir em conhecer


No livro de Oseias fica claro o motivo pelo qual devemos congregar, justamente na passagem que está no versículo 3 no capítulo 6: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.”


Portanto, congregar é conhecer e prosseguir em conhecer a face do Senhor, de modo que ele sobrevenha até nós como chuva de bênçãos em nossas vidas.


Por último, da galeria dos heróis da fé:


Exultante em Hebreus, devemos nos reunir para que procuremos encorajar uns aos outros, vejamos: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”


Estejamos certos que o Rei voltará. Estejamos atentos e em comunhão para com todos!

Mário Fascio - Presidente da IVPD

4 visualizações0 comentário